Regimento Escolar

Nossa missão

Nosso valores

Contribuir de forma prática e objetiva, na formação de alunos preparados para sua escolha profissional, que sejam  conscientes de suas responsabilidades, engajados na construção de um mundo mais justo, pacífico e com respeito as liberdades individuais, humano e sustentável.          

  • O aluno em 1º.lugar
  • Valorização da educação e do conhecimento
  • Autonomia
  • Capacitação permanente dos profissionais
  • Ética, integridade e honestidade
  • Respeito as liberdades individuais e cidadani

Proposta Pedagógica

Nos termos da Lei Federal 9394/96, a escola é livre para propor o seu compromisso com a Educação desde que, consubstanciado em teorias educacionais coerentes, e para dar atendimento às necessidades peculiares da clientela a ser atendida.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está focada no processo de aprendizagem menos conteudista e mais focados no desenvolvimento e preparação dos alunos para os desafios do mundo atual. O professor Vasco Moretto doutor em didática pela Universidade Laval de Quebec, Canadá destaca um ponto fundamental em relação a Competência. “ Competências não se alcança, desenvolve-se. Competência é fazer bem o que nos propomos a fazer.”

O Mercado de trabalho necessita de pessoas capazes de: Tomar decisões; liderar, resolver conflitos, utilizar conhecimentos adquiridos ao longo do processo acadêmico.

O educador irá trabalhar resoluções de situações-problema, através de projetos, propondo tarefas complexas e desafios que motivem os educandos a enriquecer seus conhecimentos. É importante perceber, no entanto, que aprender a respeitar limites não significa estar sendo tolhido de sua liberdade individual. Conhecendo os limites e aprendendo a respeitá-los é quando o educando se inicia na prática da liberdade consciente e responsável.

PARCERIA DE ENSINO – SISTEMA OBJETIVO

Uma parceria de Sucesso. O aluno recebe um material didático prático, com informações claras e abrangentes, contando com um alto padrão de qualidade gráfica. Não é necessário comprar um livro para cada disciplina: tudo que o aluno procura está de forma completa, organizada e atualizada. O Material Didático do Objetivo é cuidadosamente elaborado para abranger todo o conteúdo programático e responder rapidamente aos desafios e acontecimentos do mundo contemporâneo. Conta ainda com recursos do portal educacional do Objetivo para resolver exercícios de maneira interativa, fazer pesquisas ou para acessar as novidades da internet.

Departamentos do Colégio

DIREÇÃO Funcionamento: das 8h às 11h e das 14h às 17h. Nossa Diretora Katia Regina Pereira Pascoal e a Vice Diretora Katia Bolpetti Ferreira de Freitas  são responsáveis por todas as funções administrativas, hierarquicamente superiores a todos os outros, competindo-lhe a efetiva orientação e coordenação dos trabalhos administrativos, a representação da escola perante órgãos públicos, federais, estaduais, municipais e a comunidade. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Funcionamento: das 8h às 13h30 e das 14h às 17h. Profa. Sandra Maria Bezerra de Lima Silva Profa. Elaine Miranda A coordenação atua junto aos professores, assessorando-os no planejamento didático a fim de garantir a qualidade de ensino oferecida pela escola. Nesse sentido mantém canais de comunicação com pais e alunos, buscando em conjunto soluções para aqueles com dificuldades de aprendizagem. SECRETARIA Funcionamento: das 7h30min às 17h A secretaria tem como atribuição:
  • Pré-atendimento e encaminhamento às áreas responsáveis;
  • Atendimento pessoal e telefônico, passando informações sobre matrículas e atividades do colégio.
  • Liberação da saída aos alunos devidamente autorizados pelos responsáveis;
  • Guarda de todo acervo da escola desde a inauguração;
  • Expede toda a documentação dos alunos;
  • Primeiro atendimento sobre qualquer problema financeiro;
  • Envio de Carnês de Mensalidades e Apostilas;
  • Responsável pela 2ª.via de Carnês.
NOSSA ESTRUTURA PROPORCIONA AOS ALUNOS
  • Apoio Pedagógico;
  • Aulas de Inglês, Espanhol;
  • Projeto de vida
  • Aulas Extracurriculares: Música, Dança, Judô, Futebol, Volleyball, e Teatro
  • Quadra de Esportes;
  • Campeonatos Esportivos Internos;
  • Laboratório de Ciências;
  • Aulas Interativas;
  • Centro de Leitura e Sala de Multimeios;
  • Excursões
  • Projetos de datas Comemorativas;
  • Comemorações de datas festivas;
  • Expo Cultural;

Aos pais

A participação da família é imprescindível para um excelente desenvolvimento escolar. O aproveitamento e o bom andamento dependem da colaboração de todos. Direitos e deveres que precisamos assumir com responsabilidade. Nas páginas seguintes constam informações importantes das quais solicitamos atenta leitura. Juntos, Escola e Família, integrantes e parceiros do processo ensino-aprendizagem, podemos contribuir muito na formação de nossas crianças e jovens.

É necessário supervisionar diretamente as tarefas escolares, incentivando a boa conservação dos materiais didáticos, elogiando atitudes positivas e orientando quando necessário.

 

 

A Direção do Colégio Evolução, alerta o pais, sobre os problemas sérios que causam o acesso não responsável nas Redes Sociais. Os pais devem ficar muito atentos com seus filhos (as). Alguns aplicativos não contribuem para o crescimento emocional equilibrado e respeitoso. Hoje tudo pode ser feito através do Próprio Celular e em qualquer lugar. .A Parceria Escola e Pais é essencial para a conscientização do respeito e valor humano. Converse com seu (a) filho (a) e acompanhe constantemente seus acessos e determine um tempo para a utilização do Celular.

Informes do Colégio

PERÍODO DE AULA

A entrada será permitida apenas 10 minutos antes do horário.

Os horários de entrada e saída dos alunos por curso são os seguintes:

HORÁRIOS (2ª a 6ª feira)

EDUCAÇÃO INFANTIL – Das 13h às 17h 

HORÁRIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (anos iniciais)

Manhã: (5o ano)  – 7h15 às 11h45min  

Tarde: (1º ao 5º ano) –  13h  às 17h30min  

HORÁRIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (anos finais) – 7h15min às 12h05min  

HORÁRIOS DO ENSINO MÉDIO – 

1ª e 2ª série: 7h15min às 12h50min:

3ª série: 7h15min às 12h05min

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

O aluno deverá chegar ao Colégio cinco minutos antes de soar o sinal e haverá tolerância de até 03 (três) atrasos de 5 min no mês, após 5 min o (a) aluno(a) assistirá a 2ª aula. No 4º atraso mensal o aluno não poderá assistir aula neste dia, devendo retornar para casa. Os pais ou responsáveis serão comunicados quando ocorrer o 3º.atraso.

Atenção: Em dias de Avaliações rigorosamente o (a) deverá ser pontual chegando ao Colégio às 7h15. Não ocorrendo à pontualidade o mesmo (a) entrará na 2ª aula. São permitidos 3 atrasos mensais até 5 min. No 4º atraso mensal este (a) não fará a Avaliação e retornará para casa. A Avaliação Substitutiva será realizada na data a ser informada, com o respectivo pagamento ou justificativa.

  • Não é permitida a entrada de pais ou familiares em sala de aula durante os horários de aula, sem a prévia autorização da coordenação ou direção;
  • Não é permitida a entrada de alunos após a 2ª aula, bem como a saída antes do término das aulas;
  • Recomendamos que as consultas médicas não sejam agendadas para o período de aula.

Informações Complementares

UNIFORME

Para acesso a qualquer dependência da Escola, o aluno deverá estar uniformizado, pois o identifica e socializa. Solicitamos aos pais que coloquem o nome completo do aluno no blusão do uniforme. O aluno que desrespeitar o uso correto do uniforme será orientado conforme o Regimento Escolar, podendo ser impedido de frequentar as aulas.

AGENDA ESCOLAR DIGITAL CLIPESCOLA

A Educação, a Comunicação e a Tecnologia são pilares essenciais para uma sociedade desenvolvida. O “Colégio Evolução Mais”  busca a melhoria contínua dos alunos e uma comunicação eficiente com os pais responsáveis. Para que nossas informações sejam eficazes temos o Clipescola, uma agenda digital que você acessa no smartphone, cadastrado pela secretaria do Colégio.

PRIMEIROS SOCORROS

Quando o aluno passar mal ou sofrer qualquer tipo de acidente, imediatamente informaremos o fato aos responsáveis indicados no Cadastro Médico. Se, entretanto, a juízo da  Direção/Coordenação Pedagógica, em casos mais graves, chamaremos o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Algumas atividades opcionais serão pagas. As atividades serão realizadas quando houver um número mínimo de inscritos que viabilize a sua realização. Será feita uma inscrição prévia, sujeita à confirmação. O número de vagas será limitado. Dança Futsal, Judô, Volleyball e Teatro.

EXCURSÕES E ATIVIDADES CULTURAIS

O Colégio se preocupa em proporcionar atividades extraclasses que buscam lazer, prazer, socialização e cultura.

BRINQUEDOS

Os brinquedos, objetos e aparelhos eletrônicos trazidos ao Colégio deverão ser do conhecimento dos responsáveis. O Colégio não  se responsabilizará em casos de perdas.

CARTEIRA ESCOLAR

Como nos anos anteriores serão confeccionadas para todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. A carteira Escolar é um documento de identificação nas excursões. Nos dias de Excursão todos os alunos deverão levar a carteira escolar.

ANIVERSÁRIOS

Poderá ser comemorado no Colégio apenas para os alunos da Educação Infantil ao 5ºAno. Enviar o bolo em embalagens individuais, garrafinhas pequenas (individuais) de refrigerante ou suco)  e guardanapos. . Procure se informar sobre a quantidade de alunos. Os Saquinhos surpresas somente com lembrancinhas/brinquedinhos (opcional)

Para maior segurança das crianças, pedimos para não enviar balas, pirulitos redondos, chicletes.

OBS.: O aniversariante poderá vir sem uniforme no dia do Aniversário.

MEDICAMENTOS

O medicamento deverá ser ministrado em casa, somente em casos de extrema necessidade a professora poderá ministrá-lo, mediante receita médica, com horário e dosagem. Lembre de deixar uma cópia da Receita médica.

PREVENÇÕES

Não usar cachecol quando vier ao Colégio. Substituir por blusas de gola alta (Cacharrel, se preferir)

PROCEDIMENTOS DE ENTRADA E SAÍDA

ENTRADA – Os alunos deverão ser deixados no portão de entrada. Confie no Colégio, temos uma Equipe preparada para atendê-los e encaminhá-los até a sala de aula.

SAÍDA- Os alunos serão anunciados pela recepção do portão. A professora o entregará à pessoa responsável..
Atenção! Os alunos serão entregues à pessoa autorizada pelos pais. Quando vier outra pessoa que não é a autorizada, o (a) aluno (a) não será entregue. É preciso que  informe  através do clipescola ou por telefone. Nome da pessoa, RG e se possível apresentar a Carteira Escolar.

EDUCAÇÃO FÍSICA – A Educação Física é Componente do Currículo Escolar e a frequência e participação é obrigatória. Quando o estudante não puder participar das Aulas de Educação Física, apresentar Atestado Médico, para dispensa dos dias e ao término a Liberação Médica.

OBJETOS PERDIDOS

Objetos e Blusões Perdidos- O Colégio não se responsabilizará por objetos e blusões perdidos no recinto escolar. É preciso que sejam identificados. (colocar o nome)
Insistimos para que os (as) alunos (as) não tragam objetos de valor e de estima  (equipamentos eletrônicos e de informática que não forem necessários para utilização nas aulas)
O colégio não tem responsabilidade por perda de celulares e outros.

APROVEITAMENTO ESCOLAR

O Corpo Docente e a Coordenação Pedagógica, em conjunto com a Família, através de reuniões e entrevistas, auxiliam e acompanham os alunos
visando um crescimento constante e progressivo.

Para tal, os pais devem programar em suas residências um horário diário de estudo para seus filhos, em local e ambiente adequados.

Atenção responsáveis! Os estudantes têm tarefas diárias para casa.

AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO INFANTIL

            A avaliação é o resultado de um acompanhamento constante do desenvolvimento do aluno nos aspectos sócioafetivo, psicomotor, linguístico e cognitivo. Esta avaliação é formalizada através de Boletim (Bimestral) e  Ficha de Avaliação do Desempenho Escolar ( Anual) entregues aos pais ou responsáveis.

ENSINO FUNDAMENTAL – ENSINO MÉDIO

           O Processo de avaliação constará de atividades formativas, classificatórias, operatórias, realizadas mensalmente, utilizando-se de avaliações, atividades, relatórios e vários procedimentos didáticos que permitem acompanhar o desempenho do aluno..

   Os alunos são avaliados não somente através de provas mensais e bimestrais, mas também por seu desempenho global, considerando-se realizações das tarefas de casa e atividades complementares e/ou Projetos, organização e apresentação do material escolar, interesse, participação em sala de aula.

AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA

É obrigação do aluno comparecer a todas as avaliações. Se ocorrer algum impedimento e perder alguma avaliação, deverá procurar a coordenação para se justificar e solicitar avaliação substitutiva. Deverá apresentar atestado médico ou justificativa por escrito assinada pelo responsável.

Será concedida, nos casos previstos em lei, a segunda oportunidade de realização de provas, desde que seja requerida pelo responsável à coordenação, no prazo de dois dias úteis, após a realização da avaliação. Será cobrada uma taxa de R$35,00(trinta e cinco reais) por Avaliação Substitutiva, quando não for apresentada justificativa.

APROVAÇÃO

Será considerado aprovado o aluno que obtiver durante o ano letivo 75% de frequência e média final e do 4º Bimestre 6,0 (seis inteiros).

RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

      Ocorre durante todo o período letivo, no momento em que se manifestar a deficiência do aluno. Através de exercícios e atividades de revisão, envolvendo todos da turma.

RECUPERAÇÃO PARALELA

       Datas e horários marcados antecipadamente, conforme a disponibilidade do professor e do Colégio

RECUPERAÇÃO FINAL/INTENSIVA

      Após o encerramento do ano letivo, para os alunos não aprovados com média 6,0 (seis inteiros) em até 4 (quatro) disciplinas, será oferecida a oportunidade de estudos de Recuperação Final/Intensiva, conforme Normas Regimentais.

      Parágrafo único: o aluno que, mesmo tendo atingido 24 (vinte e quatro) pontos na soma das médias dos 4 (quatro) bimestres e não apresentar no 4º bimestre a média mínima de 6,0 (seis), será encaminhado para estudos de Recuperação Final/Intensiva nos quais deverá atingir no mínimo a nota 6,0 (seis inteiros).

COMPENSAÇÃO DE FALTAS MEDIANTE JUSTIFICATIVA

    Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio poderão cumprir atividades para compensar ausências, mediante atestado médico ou outro que justifique a sua falta. No decorrer do ano letivo, quando o registro bimestral indicar frequência inferior a 75% nas atividades letivas ministradas: nas turmas da Educação Infantil, do 1º ao 5ºano do Ensino Fundamental ou em cada componente curricular, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Quando ocorrer às faltas em excesso. O Colégio poderá informá-las ao Conselho Tutelar.

RETENÇÃO

       Dependerá do aproveitamento, notas e assiduidade, mantidos durante o ano letivo. A média mínima é de 6,0 (seis inteiros), o aluno só tem direito a Recuperação Final/Intensiva em até 4 (quatro disciplinas), sendo que em mais de 4 (quatro) disciplinas o aluno será Retido sem direito a Recuperação Final/Intensiva.

 

Novo Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Evolução Mais, tem matriz curricular composta por disciplinas das áreas de conhecimento da Base Nacional Comum e por componentes da parte diversificada, com vistas à formação integral do educando. Neste sentido, o trabalho pedagógico para este segmento de estudos tem como destaque:

  1. A área de Linguagens e suas Tecnologias busca consolidar e ampliar as aprendizagens, as habilidades de uso e de reflexão sobre as linguagens – artísticas, corporais e verbais (oral, visual e escrita), que são objeto de seus diferentes componentes (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa)
  2. A área de Matemática e suas Tecnologias propõe a consolidação, o aprofundamento e a ampliação das aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental, possibilitando que os estudantes construam uma visão mais integrada da Matemática. Neste momento, destaca-se a importância do recurso das tecnologias digitais e aplicativos tanto para a investigação matemática como para dar continuidade ao desenvolvimento do pensamento computacional, iniciado na etapa anterior.
  • A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é a integração dos componentes de Filosofia, Geografia, História e Sociologia para compreender o mundo a partir das dinâmicas físico-naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais, ampliando e aprofundando as aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental, sempre orientada para uma formação ética. Propõe que os estudantes desenvolvam a capacidade de estabelecer diálogos – entre indivíduos, grupos sociais e cidadãos de diversas nacionalidades, saberes e culturas distintas –, elemento essencial para a aceitação da alteridade e a adoção de uma conduta ética em sociedade. À proposta de trabalho pedagógico nesta área, caberá a reflexão e o estímulo ao pensamento crítico, bem como sobre a interferência das tecnologias na organização da vida em sociedade, que impactaram o mundo do trabalho, produção, consumo, percepção do tempo, valores, fluidez e comunicação global.
  1. A área das Ciências da Natureza se estrutura na organização das competências e habilidades que promovem um olhar integrador entre os componentes Física, Química e Biologia. Existe também uma competência dedicada para os processos de investigação científica, portanto, há que se pensar no trabalho pedagógico em refletir sobre temas importantes para a sociedade: ética na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e sustentabilidade.
  2. A construção de Projetos de Vida e o acompanhamento do processo construtivo, visando a aplicação de cada etapa proposta pelos educandos
  3. A visão Empreendedora, como prática produtiva em prol do avanço pessoal e da sociedade, valorizando o protagonismo juvenil.

VII – As tecnologias e as inovações que advêm desse conhecimento científico.

 Constituirão o currículo do Ensino Médio:

  1. Base Nacional Comum 
  2. a) Componentes curriculares da primeira área do conhecimento: Língua Portuguesa, Língua inglesa, Arte, Educação Física;
  3. b) Componente curriculares da segunda área de conhecimento: Matemática;
  4. c) Componentes curriculares da terceira área de conhecimento: Química, Física e Biologia;
  5. d) Componentes curriculares da quarta área de conhecimento: Historia, Geografia, Filosofia e Sociologia
  6. Na Parte Diversificada: Projeto de Vida/Empreendedorismo, Produção Textual e Espanhol
  • ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO 2023 (1ª e 2ª série)
  1. a)LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS (Oficina de arte, leitura e produção de gêneros discursivos, oficina lúdica e linguagens e Língua Inglesa)
  2. b) MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS (Matemática financeira)
  3. c) CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (Práticas de biologia e química, fisica médica, física do cosmo, mundo contemporâneo, investigação do tempo e Oficina Multidisciplinar/ Inovações.)

RECONSIDERAÇÃO –  DELIBERAÇÃO CEE-SP N.127/2014

Artigo 3º (acrescenta§ 4º  ) Divulgados os resultados das avaliações, os estudantes retidos ou seus representantes legais poderão solicitar à direção da escola, reconsideração, da decisão, que será apreciada nos termos do Regimento Escolar.

  • 1º O pedido de reconsideração de que trata o caput deverá ser protocolado na escola em até 5 dias úteis da divulgação
    dos resultados.
  • 2º A direção da escola terá o prazo de 10 dias , a partir da data do pedido, para informar sua decisão.
  • 3º A não manifestação da escola no prazo estabelecido implicará no deferimento do pedido.
  • 4º – Os prazos a que se refere este artigo ficarão suspensos durante os períodos de recesso escolar e férias dos
    docentes.

      Artigo 4º Da decisão da escola caberá recurso à Diretoria de Ensino, ou quando for o caso, ao órgão equivalente de supervisão delegada, adotando os mesmos procedimentos, com as devidas fundamentações.

RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA

        A matrícula não poderá ser renovada para o ano letivo seguinte:            

        – por motivo de ordem disciplinar ou por outro que não se recomende a sua permanência em virtude de prejuízo ao aluno, ao estabelecimento de ensino ou ao relacionamento entre o colégio e os pais ou responsáveis.

        – no caso de inadimplência.

ENTREVISTA COM OS PAIS E BOLETIM ESCOLAR ONLINE

As entrevistas serão realizadas quando se fizer necessário, por parte da Família ou da Escola, através de comunicado prévio, por meio da agenda
ou pela Secretaria do Colégio.

As entrevistas com os Professores são realizadas dentro do horário escolar, acompanhadas pela Coordenação Pedagógica.

O Boletim Escolar será emitido pela Secretaria e entregue aos pais ou responsáveis bimestralmente. 

Boletim Escolar online- babica

www.babica.com.br – Colocar o RA (Registro do(a) aluno(a)

Regimento Escolar

DIREITO DOS ALUNOS

  • Receber, em igualdade de condições, a orientação necessária     para a realização de atividades escolares;
  • Usufruir de todos os benefícios de caráter educativo, social e recreativo oferecidos pelo colégio;
  • Ser avaliado em seu aproveitamento escolar;
  • Apresentar sugestões para melhoria de ensino;
  • Utilizar-se das instalações do Colégio, quando permitido;
  • Tomar conhecimento através do Boletim Escolar, impresso e online,  de suas notas e frequências em cada etapa letiva;
  • Requerer a transferência, através do responsável.

DEVERES DOS ALUNOS

  • Abster-se de atos que perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou desacato as autoridades
    escolares;
  • Adquirir e trazer para as aulas o material didático solicitado;
  • Colaborar para a conservação das instalações;
  • Efetuar, pontualmente, todos os pagamentos das mensalidades e taxas escolares;
  • Indenizar os prejuízos quando produzir danos materiais ao estabelecimento ou a qualquer membro da comunidade escolar;
  • Manter documentação regularizada e atualizada junto à Secretaria;
  • Não usar aparelhos celulares ou eletrônicos em sala de aula;
  • Cuidar de seus objetos de uso pessoal, pois a escola não se responsabiliza por objetos perdidos.
  • Ocorrências fora do colégio: (exemplo, aniversários, festas em residências de colegas será de responsabilidade total da família).

Advertências e Penalidades

       O comportamento inadequado do aluno poderá gerar as seguintes punições:

  1. Comunicação Verbal e/ou Escrita;
  2. Advertência Escrita e encaminhada aos pais para ciência;
  3. Suspensão de todas ou de parte das atividades escolares.

      Dependendo da gravidade pode acarretar em:

Transferência Compulsória, em qualquer época do ano, nos termos do Regimento Escolar

Mensagem aos Pais

Vê-se a importância de verificar possíveis causas físicas para o não aprendizado. Problemas neurológicos, de visão, audição e até a alimentação inadequada podem prejudicar o aproveitamento na escola. O emocional também pode estar desviando a atenção do (a) seu filho (a).
Em algumas situações especiais: separação dos pais, perda de algum familiar ou nascimento de irmão. Se a criança ou jovem passa muito tempo em frente à televisão, celulares, tablets,  jogos eletrônicos, redes sociais,  existe uma tendência para uma forte desmotivação em relação aos estudos. O que vai funcionar como um motor propulsor é um ambiente familiar ativo e atitude dos pais valorizando o estudo e a escola” .
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”  (Augusto Cury)